sexta-feira, 10 de junho de 2011

A visao actual sobre a mente humana e as diferencas Culturais

Por: Constancio Pereira Novinho Nhantumbo


A concepcao da personalidade segundo uma abordagem ecletica, tem suscitado sobre o ponto de vista cientifico, uma observacao cuidadosa.
Hoje quando se fala da personalidade 'e indispensavel que se fale das emocoes.

De acordo com Robbson (2002), a personalidade e' a soma total das maneiras como uma pessoa reage e interage com os demais.

quando falamos da personalidade, nao estamos dizendo que uma pessoa tenha charme, uma atitude positiva diante da vida ou de outros aspctos marcantes da sua actividade como individuo doptado de certas capacidades mentais, mas sim como a organizacao dinamica interna daqueles sistemas psicologicos do individuo, que determinam seus ajustes especificos ao ambiente.

Determinates da personalidade
Segundo Allport citado por Robbson (2002), a personalidade de um individuo adulto, 'e considerada como sendo o resultado dos factores ambientais e heriditarios, moderados por condicoes situacionais.

Tracos de Personalidade
os primeiros estudos sobre a estrutura da personalidade tentaram identificar e rotular caracteristicas marcantes que pudessem descrever o comportamento das pessoas, caracteristicas populares, incluem timidez, agressividade, submissao, preguica, ambicao, lealdade e acanhamento.

As diferencas culturas e individuais
a cultura e a cidadania desempenham um papel preponderante na formacao da identidade do individuo. os tipos de valores, atitudes, tracos da personalidade, crencas sao elementos chaves para a edificacao da identidade de um individuo.

Sabemos, para um determinado elemento ingressar num determinado grupo, 'e necessario que o mesmo compartilhe os mesmos ideiais, crencas, valores, atitudes e comportamentos.
o possivel conflito, que tem acontecido entre os elementos de grupos diferentes (endogrupo e exogrupo), tem haver exactamente com a forma como 'e que os individuos aderem.
Existe um outro elemento que concorre tamb'em nesse processo que sao as emocoes.
emocoes sao sentimentos intensos que sao direccionados para alguem ou alguma coisa, onde muita das vezes se confundem com os humores que sao tambem sentimentos que costumam ser menos intensos que as emocoes e nao possuem um estimulo contextual.


Referencia bibliografica
Robbson, S.p (2002)Comportamento Organizacional: Sao Paulo, Editora Prentice Hall.

Sem comentários:

Enviar um comentário